Escola de Magia e Bruxaria Looverpool
Seja bem Vindo á Escola de Magia e Bruxaria Looverpool
Escola de Magia e Bruxaria Looverpool
Seja bem Vindo á Escola de Magia e Bruxaria Looverpool
Escola de Magia e Bruxaria Looverpool
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escola de Magia e Bruxaria Looverpool

Baseado nas histórias de J.K Rowling
 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Tutorial - Criando um Bom post

Ir para baixo 
AutorMensagem
Durmstrang
Administrador
Administrador
Durmstrang


Mensagens : 27
Data de inscrição : 08/11/2010

Ficha do Bruxo
Casa: Nenhuma
Sangue: Bruxo
Ano: Completo

Tutorial - Criando um Bom post Empty
MensagemAssunto: Tutorial - Criando um Bom post   Tutorial - Criando um Bom post I_icon_minitimeSex Dez 10, 2010 4:46 pm




Tutorial Para um Bom “Post”

Uma das primeiras coisas que deve ser compreendida para aqueles que querem participado do RPG Mundo Mágico de Durmstrang é que ele é totalmente à base de interpretações textuais. O que vem a ser isso? É nada mais simples que interpretar um personagem, criado por você mesmo, por meio de narrações, crônicas ou qualquer outro estilo textual que queira usar, mas que caiba para o RPG e para a compreensão de todos. Não esperem daqui qualquer personagem que possa ser movido, ou que seja, no estilo dos RPG’s ON Line como “MU”, “Tibia”, “Ragnarok” e outros do tipo. O Durmstrang nada mais é do que um RPG literário que apóia a liberdade de escrita e criatividade dos seus jogadores, seguindo, é claro, as normas da língua portuguesa de ortografia, gramática e sintaxe – mesmo que com a liberdade elas possam, por vezes, ser ignoradas.
Obviamente, se você quer entrar num RPG onde o tema, ambiente e criaturas principais são do mundo criado por J.K.Rowling em Harry Potter é porque você conheceu este mundo (ou então, o que faz aqui?). Seja por livros ou filmes, você conheceu o fantástico mundo de Harry e alimentou dentro de si o desejo culminante de ter recebido aos onze anos certa carta e com ela ingressar numa realidade cheia de descobertas e aventuras. No Rpg Durmstrang você pode sentir essa sensação e todo o resto que dela puder vir. Mas fique certo que você só verá a ampla realidade potteriana. Daí conclui-se que qualquer apelo a outra realidades como personagens mutantes, com poderes inspirados de animes e coisas do tipo são descartadas. Você é um bruxo, que descobriu, ou não, aos onze anos que existe uma escola que lhe tratará dos poderes mágicos. E você pode até ter dons especiais, mas estes são os citados em toda a série de Potter.
Tendo isto em mente você estará pronto para ingressar no RPG Durmstrang.
Agora vamos para a segunda parte e a mais importante. Você tem um personagem, e agora como fará os textos para movimentá-lo? Os “posts” no Rpg exigem alguns fundamentos como qualquer texto que será produzido. Em alguns dos fundamentos vai haver muita complicação pelo fato de que a nossa língua passou por mudanças bruscas, mesmo que elas entrem apenas em vigor em 2009. Mas ainda assim vamos tratar deles.
Linguagem – Este fundamento é um pouco mais aberto e amplo demais. Se o Rpg Durmstrang Apia a liberdade literária, nada mais obvio que apoiar as diversas formas do uso da linguagem. A padrão como sempre é a culta. Mas você pode inovar, alterar, acrescentar fazer de tudo com a linguagem que irá utilizar. Contanto que ela fique coerente e clara para o entendimento de todos. A utilização de palavras não ouvidas e faladas no nosso dia-a-dia é mais que bem aceita. Pois ela abrange nosso conhecimento, entendimento e sem falar que nos deixa com um vocabulário muito mais belo e culto. O que hoje em dia é escasso. Mas estas palavras só utilizem com a certeza de seus significados e de sua grafia, ou então você só está piorando as coisas.
Ortografia – É preciso ficar atento aos pequenos erros que geralmente ocorrem quando nós digitamos, ou mesmo quando utilizamos uma palavra sem a certeza de sua grafia. Como por exemplo, “quisesse”. Muita gente acha que se escreve “quizesse”, outras sofrem do mal do teclado: onde as letras “s” e “z” ficam bem próximas. Uma maneira de evitar este erro é primeiramente ler bastante. Por mais que não contemos e analisemos as letras uma a uma, o nosso cérebro grava a grafia correta e a transfere naturalmente. Outro meio é utilizar o Word. Ele tem um ótimo corretor, às vezes não tão confiável, mas é muito bom. Outra dica, especificamente para quem utiliza o Mozilla Firefox, é utilizar os dicionários que ele oferece como suporte de língua. Desempenham a mesma função do Word, menos eficaz e preciso, mas muito útil. Independente de tudo, sempre revise seu texto, mesmo utilizando estes meios. Afinal se quisermos digitar a preposição “da” e digitarmos apenas “a”, nem o Word nem nada vai nos corrigir, apenas nós mesmos. E é bom salientar que este é aparentemente um erro bobo, mas em alguns casos ele pode alterar e muito o sentido de uma frase e quem sabe do texto. Outra coisa a se salientar, não por hora, mas futuramente é as mudanças que ocorreram na nossa linguagem e em sua maioria na nossa ortografia. Muitas palavras alteraram ou perderam sua acentuação. Vão aqui alguns links com algumas regras que foram modificadas para você se habituar a escrever na nova forma padrão.

Mudanças

Folha On Line
Gramática, Sintaxe e Semântica – Não seria preciso dizer, já que são coisas que são exigidas em qualquer texto. Mas sim. No Durmstrang você terá de seguir as regras de gramática e de sintaxe. Gramática todos já compreendem bem, mas sintaxe, alguns tem certas dúvidas, até pelo fato de serem novos demais e não terem visto o que é. Não vou me atrapalhar e atrapalhar o raciocínio de vocês explicando o que é sintaxe. Os que sabem, coloquem-na em prática. Os que não sabem produzam um texto coerente respeitando as regras gramaticais e as concordâncias de verbo com a pessoa. Tomando cuidado com o que querem dizer em suas frases, quais sentidos elas querem dar ao texto e se a maneira que foram colocadas expressa a idéia que querem. Por exemplo:
“Não vou lhe dar meu amor.”
“Não vou lhe dar, meu amor.”
“Não, vou lhe dar meu amor.”
“Não, vou lhe dar, meu amor.”

Cada uma expressa uma coisa diferente e na frase aparentemente igual ocorrem mudanças chocantes alterando o lugar da vírgula. Assim como uma crase, interrogação, exclamação, preposição no lugar de artigo podem deixar seu texto louco. Isto faz parte da Semântica.

Tamanho do post – Como saber se o meu post é ou não um flood? Esta é uma questão simples e de fácil resolução. Textos muitos pequenos e sem conteúdo são considerados “floods” e podem trazer alguns contratempos ao player que cometer algo deste gênero. Para evitar que tal coisa aconteça, ponha sua criatividade em prática, encha-se de inspiração e faça um texto de no mínimo quinze linhas. Não precisa ficar citando que “a formiga passava pelos veios do tronco velho e desgastado carregando uma folha verde e pontilhada com seus passos rápidos e ligeiros”. Esse e muitos outros casos é enchimento de linguiça (sem o trema!) e podem tornar seu texto incompreensível e deixá-lo fora do tema principal. Narrem cada emoção que o seu personagem sente a cada sensação que ele experimenta, falem do susto que ele toma e da liberação de adrenalina quando isso ocorre. Se for reparar ainda é estar “enchendo linguiça”, mas diferente do caso que exemplifiquei – e que acho que não ocorre, foi só um alerta – narrar as ações e sensações do seu personagem é o mais esperado e a coisa mais deliciosa de se fazer aqui no Rpg. Afinal você estar aqui para viver e sentir as sensações que você sentiria em Durmstrang.
Você também pode ser preciso nas descrições, mas só descreva as coisas que realmente forem interessantes para o post. Vamos dizer que Saulo Sodré ganhou um vira-tempo. Como ficaria o post?

“Seus olhos estavam arregalados, suas mãos soavam e ele não acreditava que aquela mulher asquerosa lhe estendia o braço e nas pontas de seus dedos estava aquele objeto dourado. Sodré fechou suas mãos pelo objeto e sentiu a sua textura – era de metal! Talvez ouro! – O vira-tempo era composto por três anéis e uma circunferência. Os anéis tinham coisas escritas em algum alfabeto antigo ao seu redor e no centro da circunferência do objeto uma ampulheta com uma areia azulada contava o tempo enquanto o menino se excitava com aquele presente”

Na minha contagem já foram cinco a seis linhas, mais dois parágrafos deste tamanho e seu post está no tamanho decente! E NUNCA, mas NUNCA mesmo, se habituem a copiar as falas dos outros personagens e colocar no seu post. Além de ser ridículo, pois se alguém postou aquele texto antes, todos sabem o que ele disse, você só estará se mostrando um plagiador – Ta, é forte demais. Eu sei – que não tem criatividade. Mais fácil demonstrar na narração própria que seu personagem está interagindo com outro e ao invés de copiar a fada do mesmo, narre como seu personagem recebeu o que quer que ele tenha dito, ou o que ele reparou enquanto estava ouvindo.

Estética – Parte importante do texto no Rpg. Sua estética deve antes de mais nada combinar com o seu personagem, as características dele. Entre elas estão a casa a qual ele pertence, o avatar e o ânimo. Depois vai variar da maneira que você vai dispor e redigir seu texto. Vai pular uma linha a cada parágrafo? Deixar os pensamentos em uma linha à parte? O texto vai estar centralizado? Justificado? Todas estas informações são essenciais para a escolha de sua estética.

Você pode usar símbolos para diferenciar a narração da fala, a fala do pensamento e o pensamento das citações em OFF. Como segue abaixo:
:: Narração ::
- Fala –
[: Pensamento :]
::[ Off ]::
Ou pode escrever seu texto como um texto normal visto diariamente em livros:
“Ele tomou a sua mão dando um beijo na pele enrugada enquanto deixava seus pensamentos correrem como cavalos selvagens. “Sua megera... Ainda te mato, desgraçada!”
- Boa Noite, Sra. Portocalle! – seu sorriso era amargo como o gosto do perfume que a velha passou nas mãos...”

Pode usar textos em negrito, as falas em itálico, os pensamentos sublinhados... A escolha é sua. O importante é que a estética fique elegante. Depois de escolhido como ela vai ser, vamos ao segundo passo: as cores. Novamente vamos nos fixar na idéia de qual será a casa e como é o avatar de seu personagem.
Boa sorte!
A Administração.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Tutorial - Criando um Bom post
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Escola de Magia e Bruxaria Looverpool :: Geral :: Regras do RPG-
Ir para: